Criar um Site Grátis Fantástico
AS REGRAS DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

É muito comum no meio evangélico, ouvirmos afirmações sobre quando importante é ler a bíblia. E de fato é. Mas eu te pergunto: será que apenas ler é o suficiente? Será que não existe nenhum grau de dificuldade na compreensão do texto bíblico? Sinto informar, mas sim, existe. Os textos bíblicos datam de mais de 2 mil anos atrás, foram escritos pelo povo hebreu, um povo de cultura, tradições e costumes bem diferentes do nosso.

 Viveram em outra época, moravam em uma região desértica, tinham influência de outras nações, falavam outra língua. Tudo isso dificulta nosso entendimento hoje. É por isso que não se pode ler textos bíblicos e sair ensinando por aí de forma irresponsável. Além disso, mais importante do que apenas ler, é conseguir entender o que está sendo dito. A bíblia narra um fato assim, em que o leitor lia um texto do livro de Isaías e nada entendia. Essa história é narrada em Atos 8. Filipe então, um cristão se aproxima da pessoa que estava lendo e faz a seguinte pergunta, “Entendes o que lês?” (Atos 8.30). E o eunuco simplesmente responde que não. Então Filipe começa a lhe explicar.

 Essa é a real situação de muitos cristãos, mal leem a bíblia e quando leem não a compreendem. Isso porque desconhecem as diferenças históricas e culturais que contém nela, além de desconhecer também as regras de interpretação. O que fazer então? O livro “Entendes o que lês?” de Gordon Fee e Douglas Stuart, é o nosso livro indicado de hoje para auxiliar os leitores na iniciação de interpretação bíblica.

Resultado de imagem para entendes o que le

 Abaixo algumas regras de interpretação bíblica:

1 – Entender o contexto – ao ler um texto bíblico, compreenda que, o verso não pode ser interpretado de forma isolada. Há um contexto, uma explicação por trás do que é falado. Em muitos casos, ler os versos antes e depois dão uma visão mais completa do assunto, em outros casos ler os capítulos próximos. Mas o ideal é fazer perguntas ao texto e ler todo o livro, a fim de descobrir seus objetivos: Quem escreveu? Por que escreveu? Pra quem escreveu? O que acontecia nessa época?

 Para compreender mais, é necessário recorrer a fatores históricos, entender um pouco da cultura e dos acontecimentos específicos. Pode parecer trabalhoso, mas atualmente temos muitos materiais sérios disponíveis para isso, seja em livros, comentários bíblicos, bíblias de estudo e até mesmo na internet. Conhecer a história do povo judeu e os acontecimentos de sua época é imprescindível para um maior conhecimento.

2 – Após compreender todo o contexto histórico envolvido e todos os fatos relevantes para entender determinado assunto, você está apto para aplica-lo à sua vida e a vida dos ouvintes. Isso porque já conseguiu compreender as diferenças culturais e saber o real objetivo do autor ao copilar aquela história bíblica. Mas ainda assim deve ter um pouco de cautela. Compreender a diferença na formação e descrição dos livros, é vital para um estudo sério das escrituras.

Alguns livros possuem um grau de dificuldade maior de serem compreendidos, mesmo dentro de seus contextos, por haver certos usos de símbolos e linguagens figurativas. Os livros proféticos por exemplo costumam vir com um estilo de escrita muito peculiar, com uso de provérbios às vezes, metáforas. Tudo isso deve ser revisto, para que possamos distinguir entre aspectos morais e culturais. Textos cabíveis somente àquela época, ou para todas as épocas.

A aplicação do texto portanto, deve ser feita somente depois de análises minuciosas sobre o assunto a ser estudado. É devido a leitura rápida e sem reflexão da palavra de Deus, que muitos pastores manipulam seus rebanhos não os permitindo ter a percepção de que algo está errado. Existem por exemplo o uso de jargões, aplicações de textos proféticos que não se aplicam a igreja de hoje.

Resumo...............

No post de hoje você aprendeu que o primeiro passo para estudar a bíblia é de fato buscar mais informações sobre ela, contexto histórico, entender a diferença entre seus livros, objetivos, acontecimentos importantes, personagens, cultura, etc. Para mais informações leia o livro indicado.